Showing posts with label crítica. Show all posts
Showing posts with label crítica. Show all posts

Monday, December 08, 2008

Temperos

Tempero é questão de preferência, escolha individual, mas e quando todos pendem só para um sabor? Acho essa padronização de gosto, essa unanimidade - como todas - é burra. Não falo de pimentas ou ervas finas, falo dessa tendência mundial a esquerdopatia.

Virou dogma: tudo o que é de esquerda é bom - com a lógica antagônica de que tudo o que não é não presta. Um dos casos mais patentes dessa lógica do pensamento único é a literatura, qualquer escritor de esquerda é merecedor de um prêmio literário por princípio, não importa o quanto energúmeno seja.

Quem gosta de literatura não pode confiar nos críticos, nem mesmo na voz corrente já contaminada pelos idólatras da canhotinha. Não poucas vezes compro alguma obra sugerida por essas "autoridades literárias" para, triste, descobrir que se trata de lixo da pior espécie.

E não falo unicamente do conteúdo, mas da forma, da falta de estilo, da falta total de qualidade. Para quem gosta de ler, essa parcialidade torna a tarefa de escolher uma boa obra, fora dos clássicos, dentre os autores da modernidade, quase impossível.