Tuesday, May 15, 2007

Realidade

De realidade eu estou cheio. Quero um banho de sonho. Quero ser enganado, iludido, tapeado. Meu realismo, o meu racionalismo está aos poucos me matando. Já matou a esperança e acabou com a alegria, terminou com a ilusão de ser feliz, quem sabe?, enfim um dia.

Se me sei infelicitado, de ter venturas condenado, o que a mim resta aqui? Melhor partir desse mundo, recomeçar nova caminhada, em outros prados, outras estradas? Ou continuar insistindo, as minhas amarguras carregando num quem sabe interminável?

Friday, April 20, 2007

Querer demais

Querer a paz é querer demais? Primeiro é preciso aceitar: o homem é imperfeito, logo nosso mundo é imperfeito. A perfeição feita por imperfeitos é ilusão. Os regimes políticos - ou sistemas econômicos - não funcionam porque partem de premissas fundamentais erradas.

O egoísmo humano condena tanto um, quanto seu opositor. Num sistema capitalista o egoísmo que o faz funcionar é o mesmo que o faz ser desigual. Nos sistemas comunistas a morte desse egoísmo - pela extinção dos direitos individuais - liberdade e propriedade, por exemplo - é o que mata o sistema, não há acumulo, logo se obtém uma igualdade na miséria.

Não há, nem haverá igualdade na riqueza. Essa é a utopia. A paz é filha da igualdade. Sem igualdade não há paz. Sempre haverá alguém querendo tomar o que não lhe pertence, ou por cobiça, ou por inveja.

Saturday, February 10, 2007

Mim iludida, e você?

Quem sempre espera de tudo e da vida o melhor, poderia ser classificada como uma otimista irresponsável? Ou seria mais recomendável, melhor, adotar um realismo / pessimismo de sobrevivência?

A grande danação, sei lá se o termo adequado é esse, não gosto dele, mas o grande forrobodó é que quem é assim não é assim porque quer, mas porque não consegue "ser assado". Não se culpe, portanto, o otimista pelo fato de ser otimista.

Ser assim é bom, apesar da altura dos tombos em que se costuma cair, mas tem o lado bom, o lado de sempre se procurar o cavalo...