Friday, April 20, 2007

Querer demais

Querer a paz é querer demais? Primeiro é preciso aceitar: o homem é imperfeito, logo nosso mundo é imperfeito. A perfeição feita por imperfeitos é ilusão. Os regimes políticos - ou sistemas econômicos - não funcionam porque partem de premissas fundamentais erradas.

O egoísmo humano condena tanto um, quanto seu opositor. Num sistema capitalista o egoísmo que o faz funcionar é o mesmo que o faz ser desigual. Nos sistemas comunistas a morte desse egoísmo - pela extinção dos direitos individuais - liberdade e propriedade, por exemplo - é o que mata o sistema, não há acumulo, logo se obtém uma igualdade na miséria.

Não há, nem haverá igualdade na riqueza. Essa é a utopia. A paz é filha da igualdade. Sem igualdade não há paz. Sempre haverá alguém querendo tomar o que não lhe pertence, ou por cobiça, ou por inveja.

No comments: